Este foi mais um encontro com os agentes de saúde ligados ao Projeto Beth Bruno.

A capacitação dada pelo projeto terminou em outubro de 2012, mas os agentes continuam a multiplicar o conhecimento em suas comunidades. Novos grupos foram criados e mais agentes de saúde se juntaram ao Projeto.

O encontro, que aconteceu em EMAUS, o centro de formação da Diocese de Santarém, teve o objetivo de abrir um espaço onde os agentes pudessem falar de suas dificuldades, trazer casos de sucesso, reciclar, discutir e planejar as novas ações.

Durante o primeiro dia, os agentes falaram sobre suas experiências com a Homeopatia Popular. Alguns assuntos foram retomados e novos conteúdos foram apresentados. Irmã Marialva, coordenadora local do Projeto e com vasta experiência no assunto, trabalhou esse tema com os participantes.

No segundo dia, os agentes foram convidados a desenhar o seu Rio da Vida, num espaço onde eles podiam falar sobre sua experiência de vida a partir de sua entrada no Projeto Beth Bruno. Depois, foi a vez dos Florais de Bach. Os agentes de saúde tiveram a oportunidade de expor suas experiências com os Florais de Bach e se mostraram muito entusiasmados com os resultados obtidos.

Nesse mesmo dia, foi feito um trabalho junto aos participantes para apresentar e discutir as cartas de Promoção da Saúde, elaboradas em conferências organizadas pela Organização Mundial da Saúde e das quais o Brasil é signatário. 

A discussão foi conduzida por Luciana Chammas, e tinha o objetivo de inserir esses agentes num contexto que contempla uma abordagem positiva da saúde, em detrimento daquela que busca o controle da enfermidade. As diretrizes foram amplamente discutidas entre os agentes, que reconheceram em seu trabalho uma postura que vai ao encontro dessa abordagem. 

O terceiro dia do encontro foi dedicado à organização e planejamento dos próximos passos. Foi feita uma prestação de contas de todo o trabalho realizado, a coordenação local foi reestruturada e os agentes discutiram sobre os próximos encontros, novas formações e reciclagem dos conteúdos.

Foi um encontro emocionante onde todos reconheceram seu crescimento pessoal e o amadurecimento do grupo. Quase quatro anos depois de seu lançamento, o Projeto Beth Bruno faz parte daquelas comunidades e vem transformando a maneira como as pessoas lidam com seus desafios.

Veja as fotos do evento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado